Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Equipes formadas por oito estudantes do Colégio COTEMIG ganharam o 1º e o 2º lugares ao desenvolverem projetos inovadores para os desafios do Space Apps Challenge, promovido pela NASA.

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2022, foi realizado o Hackathon da NASA - Space Apps Challenge - que reuniu mentores, estudantes, especialistas, engenheiros, criadores, artistas e contadores de histórias do mundo todo. Com sua 5ª edição em Belo Horizonte, o evento ocorreu no Complexo Esportivo do Campus Coração Eucarístico. 

Desde 2012, o Space Apps Challenge propõe desafios anuais para que seus participantes encontrem soluções criativas utilizando os dados de código aberto da NASA. O tema deste ano foi “Make SPACE”, com o lema “sempre há espaço para mais um”, e visou alcançar os seguintes objetivos:

Inspirar a colaboração, criatividade e pensamento crítico;

Com conhecimentos e habilidades em tecnologia e programação, como C#, ASP.Net, PHP, HTML, CSS, Java Scrip, MySQL, Android nativo (Java), IOS Nativo (Swift), os estudantes do Colégio COTEMIG estavam entre as 22 equipes locais, com cerca de 4 a 6 integrantes cada. 

Desafios e projetos vencedores

Durante a jornada de dois dias de Hackathon, os estudantes tiveram contato com áreas como empreendedorismo, marketing, estratégia e resolução de problemas. Além disso, com as equipes formadas por pessoas com habilidades diferentes, eles conseguiram compartilhar ideias e opiniões. 

Desafio Salve a Terra de outro Evento Carrington

Neste desafio, os participantes tiveram que desenvolver um algoritmo de aprendizado de máquina ou pipeline de rede neural para rastrear corretamente as mudanças no pico de velocidade do vento solar e fornecer um aviso antecipado do próximo evento potencial do tipo Carrington. 

Equipe Ice Tea (1º lugar)

Phelipe de Oliveira Freire Loureiro (2º ano COTEMIG), Nycolas Alves da Rocha Thuner (2º ano COTEMIG), Luiza Giuntini Giffoni e Marina Silva Diniz.

Projeto 

É um aplicativo baseado na previsão de atividade solar intensa usando IA treinada. Após o Evento Carrington, o clima espacial evoluiu muito, e vem mostrando cada vez mais sua importância. Por exemplo, alguns ventos muito intensos no Sol podem acabar quebrando o acesso mundial à Internet. E é exatamente isso que se pretende com a aplicação.

Clique aqui para mais informações.

Desafio Brilha Brilha Estrelinha

Os participantes precisaram desenvolver uma ferramenta de aprendizado para ensinar as pessoas sobre variabilidade estelar e ajudá-las a entender o quão dinâmico é o céu noturno.

Equipe StarTime (2º lugar)

Pedro Veiga Ribeiro (3º ano COTEMIG), Ana Clara Domingos Dias Silva (3º ano COTEMIG), Alice Souza (2º ano COTEMIG), Guilherme Reis (ex-aluno COTEMIG), Júlia Alves Garcia (3º ano COTEMIG), Filipe Rabelo da Conceição (3º ano COTEMIG).

Projeto 

É uma plataforma que unifica informações astronômicas sobre variabilidade estelar, tempo de vida das estrelas, sua luminosidade, magnitude e outras informações importantes sobre o assunto. O objetivo é fornecer um local de fácil acesso para que as pessoas obtenham informações por meio de fontes confiáveis ​​e informações reunidas em um só lugar. O StarTime terá tudo em um só lugar, proporcionando maior acessibilidade e facilidade de conhecimento.

Clique aqui para mais informações.

Premiação

A NASA oferece 10 Prêmios Globais:

Além do certificado de participação no evento, os estudantes do Colégio COTEMIG receberam a indicação global! A data para a realização da etapa mundial ainda não está definida, mas caso fiquem no TOP 10, os estudantes farão a VIAGEM DOS VENCEDORES, e acompanharão o lançamento de uma espaçonave em uma instalação da NASA.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.