18 Dezembro

_VACATHON – HACKATON EMBRAPA

Mais um desafio pra conta!

Os alunos da Faculdade COTEMIG, assistidos pelo coordenador Leonardo Fonseca, estiveram em Juiz de Fora, de 06 a 10 de dezembro, para o Ideas For Milk, organizado pela EMBRAPA Gado de Leite – Juiz de Fora. Dentro do evento, ocorreu o Vacathon – uma maratona de programação rural para produção de leite.

Concorrendo com universidades de Minas e de todo o Brasil, nossos estudantes sagraram-se vice-campeões!

Liderados por Eugênio Gabriel, a equipe composta por Igor Dias, Isadora Braga e Franciele Sena, desenvolveu uma proposta de otimização do uso do solo com a adoção do sistema silvipastoril. A solução digital – Silvitec – inclui mapeamento da fazenda e projeção de custos e ganhos com a madeira.

Alguns alunos do ensino médio também estiveram no evento para apresentarem seus projetos, fruto da parceria do Colégio COTEMIG com a EMBRAPA, ao alto escalão da organização. Os membros das equipes Fauno e 2C Sistemas puderam acompanhar os veteranos e foram muito bem recebidos por eles. O clima de cooperação e a sensação de pertencimento ao projeto foram indispensáveis para o aprendizado.

Para Franciele Sena, aluna do quarto período de Sistemas de Informação, "participar do Vacathon foi como sair um pouco da caixinha da TI e visualizar a infinidade de oportunidades que, principalmente, o mundo do agronegócio possui”. Ela complementou que “foi fantástico ver o quanto a tecnologia pode impactar todo tipo de negócio. É satisfatório sair com a sensação de que contribuímos para uma melhora no setor”.

Eugênio Gabriel, embaixador da faculdade no IFM, declarou: “Além da confiança em mim depositada pelo COTEMIG, imergir num universo completamente diferente, pensar uma solução e gerir a equipe com tempo reduzidíssimo, foi um desafio engrandecedor para minha carreira e para a vida. Tenho orgulho de estudar numa faculdade que acredita no potencial e nos sonhos dos alunos”.

Após a apresentação, nossos representantes no Vacathon foram abordados por alguns possíveis investidores para o Silvitec.

Paulo Maritns (pesquisador, chefe da unidade da EMBRAPA Gado de Leite - Juiz de Fora e idealizador do VACATHON) afirmou que “está criado o ecossistema de pesquisa. Agora é só a gente voar nas ideias”.

O COTEMIG é parceiro da EMBRAPA no fomento ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em torno do agronegócio.

Mais recentes

SUCESSO NA 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA COTEMIG STARTUPS

Gamificação para a inovação do ensino

The Choice - dinamismo e diversão para propor novas ideias.

COTEMIG patrocina futebol feminino no Startup Cup

Tenho interesse