27 Março

_THE CHOICE - UM SHOW DE TALENTOS

No COTEMIG o tradicional projeto de conclusão de curso não é uma coisa chata e cansativa, mas sim uma proposta bem interessante e inovadora. Aqui os alunos do Cursos Técnicos em Informática desenvolvem ao longo do último ano o Projeto de Inovação Tecnológica – PIT, que consiste no desenvolvimento, em equipes, de um software ou aplicativo. E ao longo do desenvolvimento vários desses projetos participam de editais de aceleradoras de startups.

Em 2017, esse trabalho teve início com a realização do ciclo de palestras sobre inovação e tecnologia. Diversos palestrantes mostraram aos alunos as oportunidades e demandas que existem no mercado por aplicativos inovadores em diferentes áreas. Como resultado das palestras, já temos 6 equipes que escolheram temas ligados ao agronegócio, e terão como orientadores os consultores da EMBRAPA de Juiz de Fora. Uma outra equipe de alunos desenvolverá um projeto na área de transportes, com o suporte da empresa Brasiltrack, especializada em monitoramento de veículos e logística.

O evento THE CHOICE, realizado no dia 25 de março, foi a largada para os projetos. Inspirado  no conhecido "The Voice", show de talentos americano que possui suas versões brasileiras de sucesso, os alunos apresentaram as ideias de projetos para uma banca de professores técnicos que “viraram a cadeira” e os escolheram para orientação e acompanhamento durante o ano.

Cada equipe de alunos teve 5 minutos para apresentar seu projeto para os professores, que ficavam de costas, escutando e vendo as telas da apresentação na TV do auditório, sem contato visual com os alunos. Os professores que se interessavam pelo projeto, giravam a cadeira virando de frente e assistindo o restante da apresentação. Se apenas um professor girasse a cadeira, a equipe já estaria definida para a orientação desse professor. Se mais de um professor virasse a cadeira, a equipe poderia escolher com quem gostaria de ficar dentre os que viraram a cadeira.

Os alunos brilharam nas apresentações, ficaram nervosos, emocionados e felizes com os resultados. Os convidados fizeram torcida e também se emocionaram com a participação dos alunos. Os professores técnicos, que escolheram ou foram escolhidos pelos alunos, agora possuem uma grande responsabilidade e todos possuem muito trabalho pela frente.

Confira algumas postagens nas redes sociais.

Post 1     Post 2     Post 3     Post 4     Post 5     Post 6      Post 7

Mais recentes

Faculdade COTEMIG lança dois novos cursos

CICLO DE PALESTRAS: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

TECNOFEIRA 2016 APRESENTA POTENCIAL DOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA

COTEMIG PARTICIPA DA EXPOPREDIALTEC 2016

Inscreva-se