12 Junho

_TRADIÇÃO E INOVAÇÃO LADO A LADO

Embrapa Gado de Leite se alia a COTEMIG - instituição de ensino de base tecnológica - em busca de soluções inovadoras para os desafios na produção leiteira.

Do portal www.embrapa.br
Carmen Calheiros - Embrapa Gado de Leite - cnpgl.imprensa@embrapa.br – 07/06/2017

 

A produção do leite, uma das mais tradicionais  atividades do setor agropecuário brasileiro, está despertando o interesse de instituições de ensino cujo foco não é o agronegócio, mas a Tecnologia da Informação.  A aproximação entre a Embrapa Gado de Leite, empresa que acumula mais de 40 anos de avançadas pesquisas  sobre o setor, e jovens alunos do COTEMIG, colégio referência no ensino médio e superior de TI e Informática, com sede em Belo Horizonte, marca o início de um longo e promissor caminho com desdobramentos positivos para a atividade leiteira, no mundo digital.

O chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, afirma que a visão de futuro é o ponto de convergência entre os dois universos agora ligados pelo objetivo de desenvolver ferramentas e soluções tecnológicas que agreguem valor à produção do leite.  “Nossa principal aposta é na aprendizagem. Os alunos poderão se especializar numa atividade que ainda não tem grandes expoentes no milionário setor do agronegócio. Para nós, é a oportunidade de transformar as soluções que já temos  em algo mais aplicado ao mundo digital. Vamos aprender com os jovens para alcançarmos o patamar que gostaríamos de estar neste meio”, explica Paulo.

Esta é a primeira incursão do COTEMIG no mundo do agronegócio. A expectativa é consolidar o papel do estado de Minas Gerais como polo produtor de tecnologia. “Vamos unir uma área que está despontando com outra já consolidada e coisas fantásticas podem acontecer”, celebra o coordenador técnico do colégio, Leonardo Fonseca de Souza.

Paulo do Carmo destaca ainda que a parceria Embrapa Gado de Leite  e Cotemig é um dos muitos frutos do Ideas for Milk - desafio de startups lançado pela empresa de pesquisas no ano passado e que alcançou a marca de 137 projetos inscritos, de diferentes regiões do país. “O Ideas é o projeto mais amplo cuja proposta é a fomentar a criação de um ecossistema de startups que contemple toda a cadeia produtiva do leite.  Já a parceria com o Cotemig abrange demandas e projetos  específicos da própria Embrapa”, explica. Segundo ele, uma nova edição do Ideas for Milk está programada para o segundo semestre deste ano.

O começo

A relação entre as duas instituições, iniciada em meados do ano passado em evento do setor de tecnologia, foi consolidada após visitas técnicas e institucionais da Embrapa Gado de Leite na escola. Como desdobramento, o COTEMIG incluiu as necessidades da empresa entre os temas do projeto exigido para a conclusão do Ensino Médio.

Investir na capacidade empreendedora para que o aluno saiba identificar e tratar problemas reais são temas relevantes para o processo de formação dos alunos do Cotemig.  “É tudo o que uma escola de tecnologia quer: que as empresas tragam problemas para nós solucionarmos”, afirma o coordenador Leonardo Fonseca de Souza.

Primeiro encontro

Na segunda, 5 de junho, a Embrapa Gado de Leite abriu as portas da sua Unidade em Juiz de Fora para receber 40 alunos, divididos em oito equipes, que escolheram desenvolver seus projetos a partir dos desafios propostos pela empresa. Na primeira visita, eles conheceram os laboratórios e participaram de reuniões de trabalho com os seus mentores.

Formado em Ciências da Computação e há 14 anos na Embrapa, Leonardo Gravina fará sua estreia como tutor. Ele aposta na energia e no vigor do jovem para levar ao produtor de leite – que já interage em plataformas e meios digitais – soluções e ferramentas que otimizem a produção. “Os desafios do setor são imensos, por isso precisamos cada vez mais de parceiros com esta competência e qualidade. Tem tudo para render bons frutos agora e no futuro”, diz Leonardo.

Aluno do terceiro ano e membro da equipe 2C Sistemas – que desenvolverá uma solução web exclusiva para divulgar pesquisas e informações da Embrapa Gado de Leite – Igor Macedo de Matos afirma que energia não vai mesmo faltar. “Estamos impressionados com a gama de possibilidades que o agronegócio oferece. Queremos fazer um ótimo trabalho e abrir as portas deste setor para nós e para os alunos que virão depois”, destaca Igor.

 

 

Mais recentes

COTEMIG PATROCINA A 5ª EDIÇÃO DOS “PROGRAMADORES DO FUTURO”

TECNOFEIRA E FINIT – UMA PARCERIA DE GRANDE SUCESSO

COTEMIG LANÇA E-BOOK PARA ORIENTAR A CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

COTEMIG ESTARÁ PRESENTE NO PROGRAMADORES DO FUTURO 2017

Inscreva-se