06 Novembro

_CIÊNCIA DE DADOS É TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2018

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, e eu, enquanto coordenador do curso de pós-graduação da Faculdade Cotemig, sinto-me na obrigação de opinar.

O primeiro aspecto que quero abordar são os “textos motivadores” que tratam, basicamente, sobre o uso de sistemas de recomendação. Tais sistemas, baseado em comportamentos observados dos usuários, são capazes de fornecer sugestões de produtos e serviços cuja a taxa de aceitação agrada, na maioria dos casos o público consumidor. E qual é o processo envolvido nesse fenômeno?

Simplificando a história: a máquina realiza um processo de aprendizagem do comportamento dos consumidores (o que compraram/assistiram/ouviram, em qual momento, em qual lugar etc). Nesse momento cada consumidor se torna “doador de dados” para os diversos algoritmos de machine learning. Ao mesmo tempo que “doamos dados” estamos usufruindo dos sistemas de recomendação que sugerem produtos e serviços baseados em nos comportamentos anteriormente aprendidos (próprios e de outros grupos de consumidores). Todo esse processo é parte do que estudamos em ciência de dados.

O segundo aspecto que quero abordar está relacionado com a “provocação” da redação: “controle de dados na internet”. Acredito que estamos longe, muito muito longe, de atingirmos um controle de dados… e o argumento é muito simples: o volume de dados gerados atualmente é algo tão colossal que ainda não temos ferramental tecnológico necessário nem para arranhar a casca desse imenso iceberg. Estima-se que atualmente 99,5% dos dados gerados na internet nunca foram explorados. É aí que temos que concentrar nossos esforços no avanço das ferramentas de big data e analytics. Da provocação inicial podem surgir inúmeras outras, e, em essência, essa é a grande beleza da mudança de era em que estamos passando.

E, para finalizar minha reflexão, é importante deixar claro que o que está em jogo não é “homem versus máquina” como diz o texto motivador IV da redação do Enem 2018, mas o quanto essas tecnologias podem nos afetar beneficamente levando-nos a lugares e feitos nunca antes imaginados. Sejam bem-vindos a era das transformações exponenciais.

Mais recentes

STARTUP MINEIRA É SELECIONADA PARA O PROCESSO DE ACELERAÇÃO DA Y COMBINATOR

TOUR POR STARTUPS E COWORKINGS DESPERTA A VONTADE DE EMPREENDER NOS ALUNOS DO COTEMIG

COTEMIG STARTUPS DIVULGA LISTA DAS EQUIPES SELECIONADAS PARA A 3ª EDIÇÃO DO PROGRAMA

FACULDADE COTEMIG É SELECIONADA PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA STARTUP UNIVERSITÁRIO