Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Hoje, os jovens passam boa parte do dia conectados à internet e antenados aos assuntos da atualidade. Sendo assim, os professores do COTEMIG se preocupam em mesclar os conteúdos pedagógicos com as questões presentes no dia a dia dos alunos, buscando sempre incluir pautas e discussões atuais em sala de aula.

Atrelado a isso, aulas diferenciadas podem ser uma ótima ferramenta para trazer à tona temas da atualidade, além de promover o aprendizado de uma maneira mais efetiva, ou seja, quanto mais as experiências educativas assemelham-se às situações reais da vida do aluno, mais fácil se torna a assimilação do conhecimento.

Assim surgiu o projeto Ciência Explica, desenvolvido pela professora de biologia, Natalia Aparecida, juntamente com os professores convidados, Felipe Davite, também de biologia, e Luciene Azevedo, de química.  

Por meio do Ciência Explica, os alunos da 2ª série do COTEMIG Barroca e Floresta tiveram a oportunidade de desenvolver podcasts explicativos sobre as principais doenças que já surgiram no Brasil e no mundo, e suas características. 

Covid-19, Ebola, Tuberculose, Poliomielite e Tétano foram alguns dos temas propostos para que as equipes investigassem e transformassem o conteúdo de suas pesquisas para o formato de áudio, com roteiro, produção e narração de autoria dos próprios alunos.

Segundo a professora Natalia, idealizadora do projeto, “os alunos ficaram muito empolgados com os podcasts, tivemos trabalhos muito bons. Deu tudo tão certo que já estamos pensando em abranger o projeto para outras disciplinas, afinal a ciência está presente em tudo”.

O projeto Ciência Explica pode ser conferido na íntegra por meio do nosso canal no YouTube, clicando aqui.

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.