Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Entender e manipular dados para tomadas de decisões dentro de uma empresa nunca foi tão importante como hoje. Você certamente já deve ter ouvido falar em Ciência de Dados ou Data Science, mas sabe, de fato, o que tudo isso significa e de que forma eles podem interferir no resultado de seus negócios?

Ciência de Dados é um conjunto de ferramentas focadas na exploração, análise e interpretação de dados, que tem como objetivo compreendê-los e, dessa maneira, extrair informações relevantes para a tomada de decisões de uma empresa. Até as atividades mais corriqueiras, como curtir um post em uma rede social, realizar cadastros para recebimento de newsletter ou fazer uma compra online, geram dados que podem ser utilizados para alavancar vendas ou impactar positivamente um empreendimento. 

Dessa maneira, os dados se tornaram grandes protagonistas na geração de insights e por meio da análise dessas informações, companhias conseguem otimizar seus negócios, oferecer melhores serviços, produtos e até mesmo reduzir gastos.

O Prof. Leonardo Tavares, Cientista de Dados e coordenador da Pós-Graduação em Data Science & Big Data da Faculdade COTEMIG e Prof. Éder Melo, especialista em E-commerce, compartilharam em uma live no Instagram @faculdadecotemig dicas práticas de como implementar uma análise de dados efetiva em qualquer negócio. Assista o bate-papo “Dados: como trabalhar a favor do seu negócioclicando aqui.

DE QUE FORMA A ANÁLISE DE DADOS PODE SER FEITA?
Atualmente existem quatro formas de se trabalhar com dados: descritiva, preditiva, prescritiva e diagnóstica. Cada formato oferece propostas e aplicabilidades diferentes baseadas na realidade de cada empresa.

Segundo o Prof. Tavares, a análise de dados normalmente segue quatro passos. Primeiro é necessário capturar e organizar os dados dos clientes; manter uma relação de onde e como estão armazenados, bem como seus formatos, sempre respeitando o que diz a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Logo em seguida, é essencial promover a limpeza dos dados; remover informações irrelevantes, como e-mails e cadastros inválidos, por exemplo. No terceiro momento, é preciso fazer um levantamento das hipóteses de trabalho, ou seja, extrair dos consumidores informações comportamentais, o que mais consomem e quais produtos são comprados em conjunto com outros. Finalizada essa análise, é hora de modelar e implementar os modelos de comportamento gerados na etapa anterior. 

Para grandes empresas é fundamental a presença de um Cientista de Dados, profissional preparado para transformar dados em informações valiosas para a gestão. Para pequenos negócios, entretanto, pode-se inicialmente utilizar ferramentas como um editor de planilhas ou serviço de Power BI, por exemplo, para começar a entender como está o mercado e o que pode ser melhorado, afirma Tavares.

A Pós-Graduação em Data Science & Big Data da Faculdade COTEMIG forma o profissional especialista em obter, tratar, organizar e analisar grandes volumes de dados para, depois, apresentar os resultados conquistados com foco em definir estratégias competitivas ou criar novos produtos ou serviços. Confira aqui o que é preciso para ser especialista na área mais cobiçada do momento.

Compartilhe: