Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

O FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, responsável pelas ações sociais da Fundação Dom Cabral,  e o Cotemig firmaram um acordo de cooperação, no último dia 13 de agosto, com o objetivo de ampliar o programa de bolsas de estudos a jovens de baixa renda. O acordo prevê a concessão de bolsas de estudos para a EPT – Educação Profissional Tecnológica e a expansão para bolsas de graduação na área de tecnologia para a Faculdade Cotemig. É a primeira vez que a FDC concede bolsas no Ensino Médio Técnico.

Segundo Nádia Rampi, Diretora Estatutária do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim "este acordo irá permitir ampliar e completar nossa família de bolsas que já trabalha com os programas da própria FDC: Programa Raízes, Pós-graduação, MBA e Mestrado Profissional em Administração (MPA), além de bolsas de graduação em instituições de ensino de Minas Gerais e que agora dá este importante passo e agrega o Ensino Médio para atender jovens, que sem este incentivo, não conseguem se manter em sala de aula. As bolsas são um instrumento importante no desenvolvimento e inclusão social desses jovens", afirma. O Programa de Bolsas de Estudos do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim neste ano já concedeu bolsas de estudos em cursos universitários para 82 estudantes.

Para a diretora presidente do Cotemig, Ilva Bessas, “é de suma importância para nossa instituição um projeto como este que entrega nossa qualidade de ensino tecnológico para mais pessoas, uma parceria essencial para o desenvolvimento de jovens que sonham com uma oportunidade de inserção no mercado de TI, mas que não conseguem arcar com os custos de uma instituição particular”, ressalta.

Neste semestre, a parceria já conta com 15 bolsas de Educação Profissional Tecnológica e 10 bolsas de graduação para cursos do Grupo Cotemig. Os  critérios de elegibilidade para os candidatos são: renda familiar, matrícula regular e bom desempenho escolar, além de privilegiar grupos minorizados. Todos os candidatos serão entrevistados por uma Assistente Social da FDC, que fará a seleção e indicação dos elegíveis para o Comitê de Bolsas.

No Ensino Médio Técnico em  Informática, dado a característica anual, a bolsa será concedida no início de cada ano e na graduação a cada 6 meses. De acordo com o responsável pela área de Bolsas de Estudos do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, Sérgio Rabelo,  "é importante destacar que as renovações não são automáticas e que os desempenhos são acompanhados semestralmente por nossa Assistente Social, em entrevista de atualização de informações e performance", pontua.

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. 

 

Compartilhe: