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Os desafios trazidos pela pandemia da COVID 19 tem feito  com que o mercado na área de inteligência de dados ganhe gradativamente mais relevância dentro das empresas, ficando cada vez mais aquecido. As companhias estão à procura de profissionais qualificados que possam analisar e interpretar dados para decisões mais assertivas, fazendo com que eles trabalhem a favor da empresa

Segundo uma pesquisa realizada pela HR Tech de recrutamento digital Intera, a abertura de vagas para cargos na área de inteligência de dados neste primeiro semestre, teve um crescimento de 485% em comparação com o mesmo período de 2020. 

A pesquisa ouviu mais de 4.000 profissionais de 34 grandes empresas - entre startups e companhias em transformação digital de todo país - e abrangeu os seguintes cargos: Data Engineer (Engenheiro de Dados), Data Analytics (Analista de Dados) e Data Science (Cientista de Dados).

A valorização do cientista de dados é tamanha que a carreira está em quinto lugar no ranking de profissões em alta no Brasil, de acordo com o LinkedIn. O Prof. Leonardo Tavares, Cientista de Dados e Coordenador da Pós-Graduação em Data Science & Big Data da Faculdade COTEMIG, explica essa alta demanda: “os profissionais de ciência de dados conseguem extrair insights importantes para o negócio, ajudando assim os gestores das organizações a tomarem melhores decisões, alavancando assim os negócios, colaborando com o planejamento estratégico e, por último mas não menos importante, acompanhando os indicadores”.  

Hoje, a média salarial de mercado, considerada umas das mais altas atualmente, varia de R$ 7.5000,00 a R$ 22.000,00 por mês, podendo variar de acordo com a região de atuação, nível de experiência profissional, carga horária de trabalho, entre outros fatores.  No setor de healthcare, por exemplo, este salário pode ultrapassar os R$ 25.000,00.

Há muita demanda de vagas no mercado, mas, por outro lado, pouca oferta de profissionais qualificados. Por isso, é muito importante que o profissional se mantenha atualizado sobre as novas tendências do mercado. Além, é claro, de ter vontade de aprender estatística, programação e novas ferramentas tecnológicas.

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