Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Em 23 de outubro de 2019

Basta dar uma olhadinha nas nossas salas de aula, do Colégio ou da faculdade, para ter um recorte do mundo: as mulheres ainda são a minoria nas profissões tecnológicas. E isso não tem nada a ver com a “falta de capacidade feminina para exatas” – que, além de ser um argumento machista, é cientificamente ilógico –, mas sim com a falta de oportunidades.

Graças ao histórico da baixa participação feminina em setores da tecnologia, muitas meninas encontram obstáculos para começar em carreiras que, até hoje, são predominantemente masculinas.

De acordo com o Censo Mineiro de Startups e Empresas de Base Tecnológica (EBTs), o quadro de funcionários dessas empresas é composto por mulheres em apenas 29%. E, ainda, a maioria está na área de comunicação, e não de desenvolvimento de sistemas, por exemplo.

Além disso, as empresas de base tecnológica que possuem mulheres como fundadoras ou presidentes, de acordo com esse Censo, tem menor chance de investimento do que as demais.

Bem, a gente consegue. E, como somos apaixonados por tecnologia, nós precisávamos fazer algo a respeito. Foi aí que surgiu o projeto Entre Elas.

Entre elas: pela tecnologia desenvolvida por meninas e mulheres

O projeto Entre Elas é uma iniciativa do Colégio e Faculdade COTEMIG que visa fomentar o debate acerca das oportunidades para mulheres no mercado de trabalho tech. Ele começa com um questionamento: quais são, de fato, as dificuldades para essa inserção?

A partir dessa pergunta, outras surgem, como quais são as atitudes que mudam as estatísticas, ainda desfavoráveis, e como desmistificar o papel da mulher em carreiras tecnológicas. A principal delas é que não é preciso ser “especial” de nenhuma forma para ser uma desenvolvedora, analista de sistemas ou programadora de sucesso: é preciso, apenas, gostar dessas áreas. E, claro, estudar bastante.

O projeto Entre Elas tem rodas de conversa, palestras com especialistas, workshops e inúmeras outras atividades que têm, como principal objetivo, aproximar meninas e mulheres da tecnologia – sem fronteiras, sem obstáculos e sem preconceito de gênero. O foco de todos os nossos eventos com esse selo é 100% na mulher, seja ela cis ou trans, a partir de um ambiente acolhedor para as dores e dúvidas desse público.

Venha se apaixonar por tecnologia, porque VOCÊ PODE!

Por acreditar nessa premissa e por saber que, juntas, somos mais conectadas, o COTEMIG está de portas abertas para toda menina ou mulher que queira desenvolver suas habilidades na área da tecnologia.

Por isso, você está mais do que convidada a participar dos eventos do projeto Entre Elas. Coordenado por estudantes e professoras do COTEMIG, o Entre Elas é uma prioridade. Queremos ver um pátio cheio de meninas, um mercado repleto de desenvolvedoras e um mundo cheinho de fundadoras de EBTs para que a evolução tecnológica não seja ditada por uma questão de gênero.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.