Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

O COTEMIG acredita que a prevenção às drogas no ambiente escolar é uma forma de despertar outras vias para uma existência saudável e a consciência de si para a valorização da vida. O ambiente escolar precisa desenvolver relações de acolhida, de escuta, de vivências éticas e potencializar a humanização dos alunos para a vida e o mercado de trabalho. 

Por isso, inspirado no projeto Youth in Iceland (Juventude na Islândia), o Colégio COTEMIG criou, em 2019, o Programa Amor Cuidado, conduzido pelo prof. Luciano Gomes dos Santos, com a  assessoria do terapeuta educacional, Sr. Rômulo César Rodarte Elias, e do Padre Pedro da Paróquia Santa Luzia – Cidade Nova. 

O programa abrange três dimensões que estão intrinsecamente relacionadas. A primeira é o trabalho de prevenção por meio de  diálogo com os alunos, debates, reflexões e escuta de suas percepções sobre a temática. Apresentação da realidade das drogas no contexto contemporâneo por meio de estatísticas e pesquisas científicas. A segunda dimensão trabalha a acolhida e o apoio dos desafios psíquico-emocionais. Por fim, a terceira dimensão visa desenvolver atitudes éticas e humanização nas relações. Busca-se o cuidado com a alteridade em seus diversos aspectos educacionais, sociais e na formação profissional.

Em sua primeira fase, em 2019, o Programa Amor Cuidado contou com as seguintes atividades: sensibilização junto aos professores e colaboradores;  pesquisa para coleta de dados e identificação dos problemas com funcionários, professores e alunos. Na segunda fase, foi realizada a 1ª Semana do Amor Cuidado para as turmas da 1ª série, com destaque para os seguintes temas desenvolvidos em diferentes disciplinas do curso: 

O Programa Amor Cuidado em 2020 precisou sofrer adaptações com a impossibilidade de realização de momentos presenciais, mas foi mantido de forma remota com as ações de acolhida e escuta dos alunos e famílias, desenvolvimento da temática da ética nas relações interpessoais e profissionais na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A 2ª Semana do Amor Cuidado foi realizada em novembro, para os alunos da 1ª série, com a condução pelos professores das disciplinas da área de Ciências Humanas, em debates sobre os temas: Mapa das drogas: Valores comercializados, El Chapo, rotas do tráfico, nível escolar dos moradores de rua e  consequências sociais: antes e depois das drogas.

Compartilhe: