Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

Um dos pilares do desenvolvimento tecnológico é a monetização de soluções. Se essa frase te faz se sentir como próprio gif da Nazaré confusa, é porque você ainda não estuda no Colégio ou na Faculdade COTEMIG.

Por aqui, a gente trabalha o COTEMIG Startups, um programa de imersão no desenvolvimento de novos negócios. A melhor parte? Fazemos isso por meio de gamificação. Ou seja: os conceitos de empreendedorismo e aplicação de tecnologia para soluções diversas não são assuntos embalados em uma metodologia maçante.

Em outras palavras, tornamos ainda mais interessante aquilo que já é, por definição, uma iniciativa incrível, que é desenvolver novos negócios.

Tá, mas como o COTEMIG faz isso?

Através do COTEMIG Startups!

O COTEMIG Startups é um programa de pré-aceleração desenhado para transformar ideias inovadoras em potenciais modelos de negócios. Para tornar isso possível, fizemos parcerias com instituições e referência em inovação, como Tag Plus, Semear Innovation, NetProject, para conectar estudantes, empresários e investidores.

O mais legal é que essa iniciativa foi criada por alunos da faculdade COTEMIG, como Franciele Sena, que viu a motivação para o programa da alta taxa de mortalidade de pequenas empresas e startups no Brasil. Ela diz:

"Isso se dá, na maior parte das vezes, não por falta de investimentos, mas porque o empreendedor não sabe qual o trajeto ideal para começar. Com isso, antes que por conta própria ele aprenda a estruturar, vai ter desistido ou quebrado o negócio".

Dessa forma, quem pensa em empreender consegue viver, na prática, essa habilidade.

A primeira edição do programa COTEMIG Startups rolou em 2017. Dois anos depois, 150 startups já foram aceleradas por ele – com mais de um milhão de reais distribuídos em premiações ou investimentos para as startups participantes.

O COTEMIG Startups tem duração de dois meses e, durante esse tempo, quatro etapas-chave do empreendedorismo são incluídas nos estudos através da gamificação. O ambiente de aprendizado é dinâmico e permite aos participantes desenvolver habilidades e experiências fundamentais para a geração rápida de resultados.

O que você aprende no COTEMIG Startups?

A maioria das pessoas quer ter um negócio no ramo da tecnologia, mas nem todas conhecem as etapas fundamentais para tirar a ideia do papel e inseri-la no mercado. Por isso, é indispensável participar de programas de aceleração de startups, tais como o que o COTEMIG oferta.

Nele, as etapas principais de criação de startup são passadas, como conceito e experiência, aos participantes: ideação, validação da ideia, modelo de negócios, prototipação e análise de marketing.

A ideação é onde tudo começa. Nessa etapa, os inscritos podem sentir o clima inspirador do universo de startups através da participação em palestras sobre ecossistema e mercado de inovação. Além disso, focamos em descobrir de onde surgem as ideias, pois a história por trás delas pode ser o fio condutor de uma boa narrativa empreendedora.

Por exemplo: muitos empreendedores conseguem pensar a tecnologia de forma a resolver um problema de sua comunidade, empresa ou, até mesmo, uma dificuldade pessoal. Se esse obstáculo pode ser solucionado com algum software, o programa COTEMIG Startups coloca luz sobre ele. Projetos de Inovação Tecnológica, os PIT, do Colégio, ou como Projeto Final de Curso da Faculdade, podem e merecem ser apresentados por sua altíssima capacidade de ganhar mercado.

Outro ponto de atenção é a validação da ideia, etapa em que o empreendedor pode testar sua hipótese junto ao mercado. Isso é essencial para a sobrevida das startups, uma vez que, às vezes, ter uma grande ideia não significa que o público-alvo vai se interessar por ela. Equipes selecionadas trabalham na validação da dor do mercado e em métodos para solucionar os problemas apresentados.

A partir da ideia validada, é essencial saber desenvolver um modelo de negócio, para que as ideias comecem a sair do papel.

Essa etapa conta com um conceito já bem conhecido da área tecnológica: o MVP. Do inglês Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável, trata-se de criar o mínimo possível para entregar o valor que a solução ou produto oferece. o MVP é importante para que a ideia validada possa ser testada pelos consumidores e continuamente melhorada até sua versão final.

Sabe aquela história de "feito é melhor que perfeito"” Pois é: esse é o mantra do MVP. E o empreendedor que o segue à risca pode economizar um bom dinheiro...

É nesse momento, portanto, que começa o planejamento da startup. Tudo o que ela pode ser nasce dessa etapa.

Na sequência, os participantes do programa fazem a prototipagem. Com apoio de mentores e agentes de aceleração, é desenvolvido o protótipo de cada startup que já teve seu modelo de negócio validado. Segundo a premissa da startup enxuta, esse protótipo é utilizado para permitir o aprendizado clínico junto aos clientes.

Por fim, temos a estruturação e planejamento do marketing e do jurídico. As equipes criam planos de entrada no mercado, estratégias de vendas e, ainda, aprendem sobre a estrutura jurídica de uma startup, tendo em vista potenciais investimentos. Nessa fase, assim como em todas as outras, são disponibilizadas aos participantes palestras e mentorias com profissionais de referência no mercado, que passam dicas valiosas sobre a viabilidade da proposta apresentada e fazem conexão com investidores-anjo e fundos de investimento.

Esforço que gera resultados

Durante as fases do COTEMIG Startups, os empreendedores recebem apoio e orientação dos Agentes de Aceleração em trabalho exclusivo para auxiliar no desenvolvimento das startups e conectá-las a grandes players do mercado . Nossos mentores - mais de 40! - também estão focados em melhorar as entregas dos participantes, entrega por entrega.

Ao fim do processo, as três melhores startups – ou seja, as que pontuam melhor – são premiadas pelos investidores dessa iniciativa. Nas últimas edições, cada uma das três startups finalistas recebeu mais de R$60.000 em benefícios.

Quer validar seu modelo de negócios, público e produto e, ainda, ter a chance de levantar o capital inicial para tirar sua ideia do papel? Inscreva-se no programa COTEMIG Startups para ter a possibilidade de transformar sua paixão em negócio rentável. O mundo ainda vai te agradecer por essa escolha.

Instagram: @cotemigstartups

Website: https://startups.cotemig.com.br

Compartilhe: